O que uma empresa precisa fazer, para crescer em um mercado cada vez mais competitivo?

O que uma empresa precisa fazer, para crescer em um mercado cada vez mais competitivo?
Duas coisas, entre outras, são de fundamental importância
Primeiro: Tem que se tornar eficaz. (Lembre-se que existe diferença entre ser eficaz e ser eficiente.)
Segundo: Ela precisa se transformar a cada dia.
É importante acompanhar as transformações do mercado, que se modifica a cada instante.
Uma famosa frase diz:
Não queira vencer hoje com as técnicas de ontem, uma vez que com elas você podia vencer ontem, e não hoje.
Essa frase expressa uma verdade, afinal sabemos que o futuro não será feito amanhã, ele está sendo construído no presente, através das ações e decisões tomadas hoje.
Percebemos que as empresas são diferentes, cada uma com as suas particularidades, entretanto, podemos afirmar que os procedimentos administrativos e produtivos guardam entre si muita semelhança, mesmo que o dinheiro e os equipamentos podem conferir alguma vantagem (apenas inicial).
O que realmente vai diferenciar uma empresa da outra é a habilidade de aplicar o conhecimento, tanto administrativo, técnico, cientifico ou social que ela, empresa, tem dentro e fora da mesma.
O resultado final do crescimento de uma empresa vem do aproveitamento das oportunidades que aparecem a cada dia, e não apenas da resolução dos problemas ou situações que surgem, isto porque a resolução de um problema só resultará a restauração da normalidade da empresa.
Como os meios de produção atuais estão ficando cada dia mais e mais antiquados ou ultrapassados, sinto que a maioria dos executivos perdem o seu tempo tentando resolver problemas com máquinas e técnicas que foram moldadas no passado, já que o que temos hoje de instrumentos e conhecimentos foram adquiridos ontem.
Entendo que a verdadeira tarefa ou função de um executivo ou gestor, não é a de restaurar a normalidade na empresa, apenas resolvendo os problemas, mas sim de modificar, aprimorar seus procedimentos, atitudes, produtos e, principalmente, a de melhorar o relacionamento entre empregado e empregador, para tirar o maior potencial dos mesmos e se adaptar ás novas realidades do mercado consumidor.
Pense Nisso.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s